COMPROMISSO COM A PROFISSÃO

Cerimônia do jaleco marca início do Curso de Medicina em Itabuna (BA)

Os calouros do Curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (BA) participaram de um momento solene e de emoção durante a Cerimônia do Jaleco, que aconteceu na última sexta-feira (31). O ritual consiste na entrega da vestimenta para os calouros, numa representação do comprometimento com a profissão.

Durante a solenidade, os jalecos são vestidos pelos padrinhos dos alunos, na presença dos familiares. Para o professor Eunápio Augusto Almeida, membro do Conselho Societário do Instituto Educacional Santo Agostinho, esse ritual marca o compromisso e a responsabilidade do aluno com a Medicina. “O peso da responsabilidade faz com que os alunos tenham consciência de agir como profissionais responsáveis pelo bem-estar dos futuros pacientes”, ressaltou.

Para a comunidade acadêmica, a cerimônia ressalta o papel da Instituição que chegou ao Sul da Bahia ampliando os horizontes e contribuindo para a melhoria da região. “Esperamos contribuir para uma formação profissional, humanística e científica, capazes de resolver os principais problemas de saúde da população, com visão ética, e compromisso social”, respaldou Hércules Costa Silva, membro do Conselho Societário.

Mesa Jaleco

Autoridades presentes durante a cerimônia

Foto: Isabelle Ferreira

O acadêmico João Acyr Chueiry Filho fez uma analogia desse ritual com a sua vida. “Nós estávamos em preparação durante um período. Teve o cursinho e depois passamos no vestibular. Sem dúvidas este foi o momento do parto, em que a gente entra no mundo, com as nossas vestes e uma missão para cumprir”, concluiu.

Também estiveram presentes à Cerimônia do Jaleco de Itabuna, Professora Amélia Maria Alves, Diretora da Unidade de Sete Lagoas; Mércia Margotto, coordenadora do curso de Medicina e Fernando Gomes de Oliveira, Prefeito Municipal.

familiares

Familiares acompanham a entrega dos jalecos

Foto: Isabelle Ferreira