Banner Notícia

II FASATEC aberta oficialmente

Aberta oficialmente na noite desta segunda-feira, 21, o II FASATEC, cujo tema deste ano é a Inovação, reuniu mais de 600 inscrições para participarem de uma semana de intensas atividades que vão desde palestras, maratona empreendedora (Hackathon), 35 minicursos, trabalhos e exposição de pôsteres acadêmicos, apresentações artísticas, entre outras atividades.

Na abertura, o coral do Colégio Tiradentes da Polícia Militar apresentou um vasto e rico repertório, passando por clássicos como, Aleluia (Hallelujah), Aquarela do Brasil e populares como Hear Me Now, do Dj Brasileiro Alok, entre outras canções, que levantou o público presente em mais de 500 pessoas. A abertura contou tamb[em com a apresentação do mágico Júlio Rasec.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica e da FASATEC, professor Rafael Carvalho Faria Andrade, explicou que o II FASATEC é uma continuação à iniciativa proposta e executada em 2017, na primeira edição e trata-se de uma junção de esforços e integração entre os acadêmicos das engenharias ambiental e sanitária, civil, elétrica e de produção. “Será uma semana de intensa experiência multidisciplinar para todos os envolvidos. As atividades começaram no último sábado com a maratona empreendedora 24 horas e prosseguem até sexta-feira. E, nesta semana, teremos a visita de empresários que poderão ver de perto a produção acadêmica e quem sabe isso venha a criar oportunidades de estágios nas empresas da cidade, já que é interessante para o mercado local conhecer o potencial acadêmico dos nossos alunos", destacou o coordenador.

Em seguida, ocorreu a palestra com o instrutor e coaching comportamental, Antônio Carlos Soares, que falou sobre “Liderança e Empreendedorismo para Desenvolvimento Local”.

Na noite de hoje, 22, ocorrerá palestra com Renan Teixeira e o tema “Inovação tecnológica”. Renan Teixeira é Analista de Sistemas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching. É empreendedor e fundador da Quero Publicidade, empresa especializada em marketing digital. É cofundador da página "O Mais Burro da Mesa", que compartilha conteúdo para empreendedores em início de carreira e que já tem quase um milhão de visualizações em seus vídeos. É colaborador da comunidade Minas Up, comunidade do ecossistema de empreendedores de Montes Claros e Norte de Minas, e do programa LabX da Fundação Estudar. É um dos responsáveis pela realização do Startup Weekend (uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades) do Norte de Minas. É um dos 17 Agentes de Inovação selecionados pelo Programa Minas Digital, que é o projeto de expansão das políticas públicas relacionadas a empreendedorismo e inovação sustentável da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, para o interior do Estado.

E, em seguida, outra palestra com Renato Dourado Maia e o tema: “Perguntas, respostas, problemas e soluções”. Renato Dourado Maia é professor e diretor acadêmico da Happy Code. Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Engenharia Elétrica, também pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Na programação desta quarta-feira, serão 20 minicursos com temas variados, como instrumentação industrial, Autocad, noções de projetos eletrônicos: da ideia ao protótipo, tratamento de efluentes, instalações prediais, entre outras.

Na quinta-feira, 24, será exclusivo das apresentações dos trabalhos acadêmicos e respectivas avaliações. Para fechar o cronograma, no dia 25, os acadêmicos com os melhores trabalhos serão premiados e, logo após, o II FASATEC terá seu encerramento com uma confraternização em uma casa de festas da cidade.

IMG_1459