Banner Notícia

CAMPUS JK TEM NOVA TURMA DE BRIGADISTAS

O Campus JK acaba de formar uma equipe de Brigada de Incêndio. A capacitação aconteceu na última semana com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Trinta e oito funcionários participaram do curso, que durou 4 dias (20 horas), e já estão aptos para atuar conforme a necessidade.

O grupo recebeu formação específica, técnica e teórica sobre primeiros socorros. Essa equipe ficará responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho, elaborar e emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.

A enfermeira do trabalho Priscylla Ruas explica que, além do combate a incêndios, os participantes também aprenderam noções de primeiros socorros. “Eles podem atuar no caso de desastres, incêndios e quando alguém passar por um mal súbito, queda de pressão, houver uma picada de animal peçonhento ou, até mesmo, uma parada cardiorrespiratória. Em todas estas situações, eles saberão como agir”, disse.

Informações como tipos de incêndio existentes e qual extintor utilizar em cada caso foram absorvidas pela nova turma de Brigadistas. Domingas Soares, a Dona Domingas da Biblioteca, aprendeu bem a lição e alertou os colegas sobre como prevenir. “É importante, ao final do expediente, desligar todos os computadores e demais equipamentos. Inclusive, ar-condicionado, ventilador e lâmpadas. Um esquecimento nosso pode ocasionar um superaquecimento. Isso pode trazer graves consequências não só para a empresa, mas para todos nós”, completou.

O curso de Brigadistas é uma ação do Setor de Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH) das Faculdades Santo Agostinho, ministrado por uma empresa terceirizada. Os colaboradores participantes receberam um certificado válido por 1 ano.

Ação regulamentada

A Brigada de Incêndio está prevista na Norma Regulamentadora nº 23, a NR-23, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo uma ação complementar à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA.

Foto: Paulo Henrique Melo